quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 1: Ano de 2007)

Como vos prometi o post 1000 vai ser comemorado com os vossos comentários que enriqueceram ou corrigiram este blog ao ponto de sem eles não estarmos a falar da mesma realidade. Como são muitos comentadores e comentários (e mesmo assim não fui exaustivo) este post foi dividido em três partes um para cada um dos anos. Este primeiro post dedica-se às contribuições de 2007.


Davide , foi absolutamente o primeiro a comentar no dia 10 de Outubro de 2007 apenas 4 dias após o blog ter sido criado num post intitulado "Bach: O grande mestre do barroco".  O comentário do Davide teve um efeito fundamental, dizia ele: "Quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog! Eu sou um leigo em música clássica mas com uma grande vontade de conhecer esse mundo fascinante. Obrigado pelas dicas...e fico a espera das próximas."

Tinha sido exactamente para isso que o blog tinha sido criado. Eu sei que hoje em dia os meus leitores mais regulares sabem tanto ou (muito) mais do que eu. A vossa contribuição é fundamental para o que eu consigo fazer. E  de vez em quando aparece um "Davide" que torna o nosso contributo importante. Somos, passe a comparação abusiva, colectivamente uns pequenos Bernstein"s" contemporâneos. Não podemos fazer "concertos para os jovens" mas juntos fazemos um blog.

A 28 de Outubro dizia-me Aline do blog "100 Assunto" comentando o post "Salão Nobre do Conservatório Nacional" : "Parabens!!!!! Grande inciativa! se nao te importasses gostaria de adicionar o teu blog no meu... Apesar de o meu estilo de musica sestar mais ligado ao jazz/blues eu adoro musica classica!  Estas tambem disposto a colocar posts de arias? Abraços Aline".


A 1 de Novembro de 2007 iniciamos uma das nossas rubricas regulares, as recomendações para música ao vivo. Logo nesse primeiro post tivemos a ajuda de LGV que nos indicou uma das informações em falta: "Eis o meu contributo para a informação procurada: o horário anunciado é às 21h00. Já agora para quem queira conhecer o programa na integra http://musicaemsroque.scml.pt/programa.pdf."

 A 4 de Novembro de 2007 dizia-me Scarlatti a propósito do post "Biografia de Vivaldi" "Vale a pena ouvir alguns dos cerca de 400 concertos de Vivaldi, mas a sua música sacra é, toda ela, excelente. Confesso que conheço pouco das suas óperas. Lá está, a maioria fica-se pelas "Quatro Estações" sem saber que estão a perder o melhor... Parabéns pelo Blog!".  Este leitor seria durante alguns meses um dos mais assíduos comentadores do nosso blog e nesses primeiros meses de pouca interacção um dos meus pilares de motivação. Alguém lia e comentava e uma pessoa que até percebia de música.  Recomenda-se sem dúvida a leitura de Organum e de Portalivros . Uns dias mais tarde diria Scarlatti a propósito de um post sobre o Estro Armónico de Vivaldi : "Excelente escolha, sem dúvida uma das minhas séries de concertos favorita ! O op.3 apresenta a originalidade de introduzir cinco concertos de solista entre os outros sete (concerto grosso)mostrando novas formas de conceber música instrumental. Lembro que J.S.Bach transcreveu seis deles. Claro que para além de tudo isto, são lindíssimos". No dia 1 de Dezembro de 2007 Scarlatti  comentaria no post sobre ... Scarlatti da seguinte forma : "Como deve imaginar sou suspeito para emitir opinião sobre as sonatas de Scarlatti:). Para além da monumentalidade do seu conjunto, algumas estão cheias de "ousadias" harmónicas muito interessantes e avançadas para a época. Mas há uma que aprecio especialmente e que recomendo vivamente: a sonata em si menor op.449. No YOUTUBE existe uma interpretação de Arturo Benedetti Michelangeli que, embora não seja completamente fiel à partitura, soa fantástica... Agradeço a referência que fez ao meu post "Jogos musicais" e, naturalmente que não me importo que referencie o site que sugeri, aliás o meu objectivo é que o maior número de pessoas o conheça e aprenda com ele."
Reblog this post [with Zemanta]

7 comentários:

  1. Caro Fernando,

    Em primeiro lugar queria felicita-lo pelo post nº 1000 do seu blog. Muitos Parabéns !!!
    Depois agradecer-lhe pela simpática referência que fez aos meus comentários e blogs :).

    Embora não tenha mantido a mesma assiduidade nos comentários, continuei a seguir com muito interesse o seu blog.

    No futuro próximo irei certamente participar com mais frequência.


    Desejo-lhe um excelente ano de 2010

    Scarlatti

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia, Fernando, esta de rever alguns comentários para celebrar o milésimo post.
    Parabéns, e continue.
    Bom ano novo para si.

    ResponderEliminar
  3. Caro homónimo e igualmente amante de música:

    Parabéns pelo post nº1000 e votos de um excelente ano de 2010!

    ResponderEliminar
  4. É verdade...quem diria que já passou este tempo todo...
    Parabéns pelo Blogue. Parabéns pela atitude.
    Obrigado por esta "prenda" e, embora de uma forma menos activa, conte comigo sempre deste lado.

    Votos de um excelente ano de 2010 e mantenha a chama sempre acesa.

    Pianoman

    ResponderEliminar
  5. Caro Fernando

    Um ano bom para si e para a sua família. Ah! E não esmoreça neste seu serviço público.

    Abraço

    :))

    ResponderEliminar
  6. Também eu acho uma fantástica ideia esta de rever alguns comentários para celebrar a milésima posta... mas deve ter sido uma trabalheira, meu caro Fernando!!!
    Eu já estive aqui, e depois de ler tudo fiquei sem forças para deixar qualquer comentário.
    Parabéns pelo excelente blogue com os desejos de um feliz 2010!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon