quinta-feira, 30 de julho de 2009

Guilhermina Suggia

Relembrava o blog Valquirio que costumamos ler que faz hoje 59 anos que Guilhermina Suggia faleceu a 30 de Julho de 1950. A título de recordação do talento de uma das figuras musicais mais relevantes do século XX propomos, com modéstia, a leitura da sequência de posts que fizemos à uns tempos sobre a excelente violoncelista portuguesa.

Aqui fica o link para o epilogo dessa sequência que contem o indice para os restantes posts.

Encerramento do Workshop OML Verão 09 - CMM Notí­cias

Encerramento do Workshop Verão 09 - CMM Notícias

Shared via AddThis

Uma nossa leitora deu-nos a conhecer algumas fotos adicionais sobre o da OML em Montalegre. Aqui fica o link para que possam dar uma vista de olhos.

Sinfonia Preferida - Primeira fase da votação terminada

Das lista de mais de 60 sinfonias que coloquei à vossa consideração terminada esta primeira fase vão estar a votação as seguintes:
  1. Beethoven Nº 9 ............. 19
  2. Beethoven Nº 3 ............. 15
  3. Beethoven Nº 7 ............. 11
  4. Brahms Nº4 ................. 11
  5. Schubert Nº 9 .............. 09
  6. Dvorack Nº9 ................ 09
  7. Beethoven Nº 5 ............. 09
  8. Mahler Nº 2 ................ 09
  9. Mozart Jupiter ............. 09
  10. Tchaikovsky nº 6 ........... 09
  11. Mendelssohn Italiana ....... 08
  12. Brahms Nº 2 ................ 07
  13. Sibelius nº 5 .............. 07
  14. Bomtempo Nº 1 .............. 06
  15. Freitas branco nº1 ......... 06
  16. Joly Braga Santos nº5 ...... 06
  17. Mahler nº4 ................. 06
  18. Brahms Nº 3 ................ 06
  19. Schubert nº 8 .............. 06
  20. Berlioz Fantástica ......... 06
  21. Mahler Nº 5 ................ 05
  22. Haydn nº 104 ............... 05
  23. Mendelssohn Escocesa ....... 05
  24. Mozart Nº 40 ............... 05
Foram registados 57 votantes.

Na segunda fase cada mantém-se a regra do voto múltiplo. Os votos desta fase serão considerados para o total. Quem já votou pode voltar a votar de forma idêntica ou de forma diferente como entender. Serão então apuradas as 10 mais votadas para a ultima fase da votação. Esta nova votação inicia-se no Sábado.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vencedor do Concurso Vendome

Perguntava-nos um nosso leitor qual o vencedor do Concurso Vendome. O vencedor foi o pianista russo Dennis Kozukhin. O prémio consiste num valor monetário de $125.000 dólares, apoio na gestão da sua carreira e ainda a gravação de um CD.

Para mais informações sobre o resultado do concurso podem ler por exemplo este artigo do Público.

terça-feira, 28 de julho de 2009

António Vivaldi, Johann Sebastian Bach e Lois Hunt

António Vivaldi faleceu neste mesmo dia, 28 de Julho, mais precisamente a 28 de Julho de 1741 . O facto só por si é interessante mas torna-se mais memorável quando nos apercebemos que apenas nove anos depois, precisamente nesse mesmo dia desaparecia outra grande figura do barroco, Johann Sebastian Bach, a 28 de Julho de 1750.

E foi também neste dia de hoje que a Soprano Lois Hunt nos deixou segundo este artigo do New York Times. Não sendo uma interprete muito conhecida chegou a gozar de alguma popularidade nos Estados Unidos.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #32)

Pesquisas da Semana
  1. nascimento de tchaikovsky : Sobre Tchaikovski escrevemos uma série de posts biográficos cobrindo vários aspectos da sua carreira. Estes posts começam aqui (estão todos linkados uns aos outros por isso será possível seguirem-nos todos). Tchaikovski nasceu a 7 de Maio de 1840 em Votinsk.
  2. "coro anonymus" : Falamos deste coro da Invicta cidade do Porto neste post. Na altura estavam à procura de novos membros, agora não sei ... É uma questão de visitarem o blog!
  3. ano da obra as estações de haydn : As Estações uma oratória de Haydn foi composta entre 1799 e 1801. Falamos desta composição aqui.
  4. celibidache : Sergiu Celibidache (1912-1996) é um dos maestros que está na lista dos nossos destaques (venceu uma votação para o efeito). Podem ler uma biografia aqui.
  5. concerto da metropolitana em montalegre, fotografias oml montalegre : Juntamos num mesmo item duas pesquisas semelhantes. Não tenho muitas fotos mas sobre o concerto está tudo dito aqui.
  6. coro vox maris : Falamos deste coro aqui.
  7. ensemble galhardia youtube : Pois lamento mas no You Tube não encontrei nada. Descobri num texto de 2006 que este agrupamento era na altura constituído por Ana Leonor Pereira (Soprano e Percussões), Diana Matos (Alaúde), Nuno Lamas (Flautas, Cornamusa e Cromorne) e Susana Diniz Moody (Contralto e Viola da Gamba Baixo), sendo que da primeira interprete encontrei uma página no MySpace com mais informações. Se alguém souber mais deste agrupamento dedicado à música renascentista ...
  8. letra da musica raven king do filme second life : Hum boa questão. Claro que falamos deste disco aqui (e está em destaque). A letra? Bem têm as duas primeiras estrofes ... Vou procurar ...
  9. ouvir sinfonia para polonia : Não podemos ter a certeza sobre a obra que era procurada por este nosso leitor. Será a Sinfonia de Paderewski ? Composta entre 1903 e 1908 e que praticamente deixou de ser interpretada ? O facto é que embora Paderewski tenha sido um notável politico e pianista além de uma personagem absolutamente notável dotada de um espirito indomável e os seus dotes de compositor sejam inegáveis no que diz respeito à imaginação nota-se claramente falta de trabalho e na verdade esta sua obra é considerada menor (houve críticos bem mais ásperos na avaliação ... )
  10. wladyslaw szpilman chopin nocturno do sustenido : Wladyslaw Szpilman é o nome do compositor polaco que escreveu o livro (autobiográfico) que serviu de base ao conhecido filme de Polanski "O Pianista". O nocturno que é interpretado no filme é o número 20 em Dó Sustenido Menor. Foi composto em 1830 sendo dedicado à sua irmã mais velha Ludwicka. Foi publicado apenas 26 anos depois da morte do compositor.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 392 visitas (+24,84%) das quais 266 de Portugal (+30,39%) e 93 do Brasil (+10,71%). Ao terceiro lugar voltou a França com 11 visitas. Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 107 visitas (+48,61%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 38 (+11,76%) e em terceiro S. Paulo com 14 visitas (-6,67%).

Destas 65 foram directas (+32,65%), 182 foram através de sites de referência (+76,70%) enquanto 145 foram de motores de pesquisa (-10,49%).

Henri Latour : Música e Pintura

Estive hoje na Gulbenkian onde pude ver a exposição de Henri Latour. Não sendo a primeira vez que neste blog se abordam outras artes, já falamos aqui de cinema ou teatro por exemplo neste caso a pintura creio que é uma estreia.

Henri Latour tinha no entanto um ponto que o ligava muito fortemente ao tema deste blog. Partilhava o nosso gosto pela música. Tanto assim que várias das suas pinturas retratam músicos do seu tempo ou lhes foram mesmo dedicadas.

Henri Latour apreciava especialmente o romantismo Wagneriano e por isso acreditamos que terão interesse em ouvir este vídeo no You Tube que descreve o conceito de uma outra exposição onde se junta a música de Wagner e obras de vários pintores que descrevem os episódios "narrados" pela música.

Para terem uma ideia da pintura de Latour podem também ver este video. Para além das obras relacionadas com música de que vos falei as naturezas mortas e em particular as flores eram um tema recorrente de Latour assim como os auto-retratos.

Em resumo se poderem não deixem de dar um pulo à Gulbenkian para ver esta exposição. Wagner, Berlioz, Brahms ou Schumann nos ouvidos neste caso aceita-se ... Aqui à esquerda uma das obras presentes na exposição intitulada "Uma obra de Schumann". Neste registo há também algumas obras na exposição relacionadas com Wagner, com o festival de Bayreuth e mesmo com programas de concertos, não são muitas infelizmente ... Embora em inglês não posso deixar de vos recomendar um blog magnifico e em particular este post precisamente sobre Fantin-Latour e a música.

sábado, 25 de julho de 2009

Concurso Internacional de Piano Vendome 2009

Tem estado a decorrer o concurso de piano Vendome em Sintra sendo hoje (Sábado 25 de Julho de 2009) o concerto final no auditório do Centro Cultural Olga em Sintra às 21:30. Este concurso de piano é um dos mais prestigiados do mundo ocorrendo de três em três anos.

As ultimas três edições têm sido integradas no Festival de Sintra tendo a colaboração da Fundação Gulbenkian que disponibiliza as instalações e a Orquestra.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sugestões para o fim de semana 25/26 de Julho

Este Post também é publicado no blog Folhas Pautadas onde poderão encontrar muitas outras sugestões de música clássica.

Começando pelo sul do país teremos no Domingo às 22:00 em Castro Marim na Igreja de Altura um concerto pela Orquestra do Algarve dirigida por Laurent Wagner. Serão interpretadas obras de Johannes Brahms (1833-1897) e Franz Schubert (1797-1828).

Na zona de Lisboa mais precisamente no Palácio Nacional de Belém teremos entre os dias 22 e 26 de Julho "Dido e Eneias" de Henry Purcell. Este recital conta com a participação dos alunos do atelier de ópera e o coro de câmara, ambos da Escola de Música do Conservatório Nacional e ainda com elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa tais como: António Figueiredo (Violino), Witold Dziuba (violino), Hugo Diogo (viola), Emídio Coutinho (violoncelo) e João Diogo (contrabaixo).

Ainda na zona de Lisboa integrado no 35º Festival do Estoril teremos o Concerto final do Curso de Canto das Semanas de Música do Estoril 2009 no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria. Será no Sábado 25 às 18h e a entrada é livre.

Em Belgais no Centro para o Estudo das Artes teremos a apresentação de um trabalho discográfico de Bruno Borralhinho e Luísa Tender chamado "Página Esquecida" e que consiste num CD duplo totalmente dedicado à Música Portuguesa com obras de Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos, Armando José Fernandes, Luiz Costa, Cláudio Carneyro, Jorge Peixinho e António Vitorino de Almeida. Será no Sábado às 21:30.

Finalmente na Praça das Eiras em Macedo de Cavaleiros teremos um concerto intitulado "O melhor da Ópera na Praça das Eiras" pela Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro José Ferreira Lobo no dia Sábado às 22h.A entrada é livre. Serão solistas Elvira Ferreira (soprano), José Manuel Araújo (tenor) e Luís Rodrigues (barítono).

Descobertas duas composições inéditas de Mozart

Segundo o Público decorrente de uma pesquisa conduzida pela Fundação Mozarteum Internacional foram descobertas duas novas composições para piano do referido compositor. Os detalhes serão apenas conhecidos a 2 de Agosto quando estas serão estreadas no piano forte da familia do compositor presente na sua antiga residência em Salzburgo.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

As obras de música de camara de Mendelssohn

Estando neste momento quase a terminar a nossa viagem à vida e obra de Mendelssohn falamos ainda pouco da música de camara. Efectivamente referimos o octeto, uma obra que indiscutivelmente marca a descoberta do talento de Mendelssohn (composto quando tinha apenas 16 anos).

Para além desta obra podemos salientar dois trios para piano e uma sonata para violoncelo. O primeiro exemplo de que vos propomos ouvirem um dos andamentos intepretado por um trio de luxo (Anne-Sophie Mutter, André Previn, Lynn Harrell) é o trio para piano nº1 Op. 49 em Ré menor. A sonata nº2 para violoncelo Op. 58 (para Violoncelo e Piano) é outro exemplo que vale a pena uma audição aqui.

Mas se o talento de Mendelssohn ficou marcado por um octeto a sua grande ultima obra, pungente pela dor que exprime é o quarteto Op. 80, o ultimo entre seis outros, composto após o falecimento da sua irmã Fanny. Felix Mendelssohn faleceria ele próprio uns meses apenas após a sua publicação sendo assim esta uma das ultimas obra publicada em vida do compositor. Podem ouvir aqui um dos andamentos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

As 20 Sinfonias apuradas

Se a primeira fase da votação acabasse hoje as 20 Sinfonias que nós preferimos e que passariam portanto a uma segunda fase seriam :
  1. Beethoven Nº 3 ............. 14
  2. Beethoven Nº 9 ............. 14
  3. Brahms Nº4 ................. 10
  4. Schubert Nº 9 .............. 09
  5. Beethoven Nº 7 ............. 09
  6. Mahler Nº 2 ................ 08
  7. Brahms Nº 2 ................ 07
  8. Dvorack Nº9 ................ 07
  9. Mendelssohn Italiana ....... 07
  10. Tchaikovsky nº 6 ........... 07
  11. Beethoven Nº 5 ............. 06
  12. Bomtempo Nº 1 .............. 06
  13. Freitas branco nº1 ......... 06
  14. Joly Braga Santos nº5 ...... 06
  15. Mahler nº4 ................. 06
  16. Sibelius nº 5 .............. 06
  17. Brahms Nº 3 ................ 05
  18. Mahler Nº 5 ................ 05
  19. Mozart Jupiter ............. 05
  20. Haydn nº 104 ............... 04
  21. Mendelssohn Escocesa ....... 04
  22. Mozart Nº 40 ............... 04
  23. Schubert nº 8 .............. 04
Foram recolhidos atá agora apenas 44 votantes pelo que se ainda não votou e a sua sinfonia não está nesta lista de apurados não perca tempo e vote ... Eu pessoalmente tenho pena de não estar nenhuma de Bruckner.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Workshop de Verão OML 2009 - Montalegre

A Orquestra Metropolitana de Lisboa Junior realizou o seu já habitual workshop de Verão pela primeira vez fora de Lisboa. Os participante estiveram uma semana em Montalegre utilizando as excelentes instalações do multiusos sendo que a minha primeira nota é para a Câmara Municipal de Montalegre. Por várias razões todas elas positivas.

Em primeiro lugar por ter entendido que acolher esta iniciativa era bom para a vila de Montalegre. Posso dizer-vos que pelo menos umas três ou quatro centenas de fãs em que me incluo estão conquistadas.

Em segundo lugar porque num multiusos pensar de raiz um auditório com a qualidade daquele em que decorreu o primeiro concerto é pouco frequente e uma aposta de felicitar (mesmo que ainda não completamente finalizado).

Em resumo e quanto a Montalegre só vos posso dar um conselho: Visitem a vila e a região que vale a pena.

No que diz respeito à música como tem sido costume ouve quatro agrupamentos diferentes: Percussão, Sopros, Cordas (iniciação) e Orquestra Sinfónica (que englobava os alunos de cordas mais avançados e alguns sopros e percussão).

Quando achamos que não há mais progressão possível a equipa que idealiza estes concertos acaba sempre por conseguir a surpresa. Não vos vou falar muito da Orquestra de Sopros ou da Iniciação porque estas continuam um progresso seguro. Nos sopros a última composição interpretada Sinfonia nº2 "A Odisseia" - 1º andamento "A Ilíada" de Robert W. Smith foi especialmente interessante e os mais jovens levaram a sala ao delírio com um Medley dos Abba.

Mas o que foi mesmo fantástico neste workshop foi a interpretação do Pedro e do Lobo apoiado num sensacional filme de animação de Suzi Templeton que foi exibido enquanto a Orquestra literalmente fazia o acompanhamento ao vivo (como no filme de animação que podem ver aqui uma parte). Confesso que em Montalegre esqueci-me completamente que estava a ouvir uma orquestra de estudantes tal o poder do conjunto. Acho que melhor elogio é impossível. Naquela sala criou-se um ambiente único, fez-se, desculpem a expressão talvez um tanto excessiva, arte.

Face a isso a interpretação da abertura "Finlândia" de Sibelius de que tanto gosto foi quase um anti-climax. Quase, dizia, porque mais uma vez o poderoso final recolocou a magia.

Mas voltando ao Pedro e o Lobo vejam esta foto para terem uma ideia do clima criado na sala ...

Na Vila da Feira, no auditório do Europarque, repetiu-se o concerto no dia seguinte, excelente na mesma mas talvez porque a sala era maior, talvez por estarmos fora do território do Lobo não houve a mesma magia. O momento de Montalegre foi para mim único, vos garanto.
Reblog this post [with Zemanta]

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Numérica - Um Blog a visitar e uma sugestão para o Porto ...

Bom ainda não é o prometido post sobre o Workshop da OML (que segue dentro de momentos) mas sim uma proposta de visita a um blog de uma editora, a Numérica onde poderão encontrar, para além dos destaques relativos aos discos de música erudita (e não só) publicados por esta editora, uma proposta para ouvirem um pouco de música ao vivo.

Nas FNACs dos Centros Comerciais da Invicta (detalhes no referido blog) nos dias 22 e 23 de Julho poderão ouvir a apresentação do CD intitulado Música Contempôranea para Piano.

No site da referida editora poderão consultar uma extensa lista de albuns publicados de música clássica (erudita - coloco esta designação aqui apenas porque é essa a utilizada pelo referido site) de que destaco muita música portuguesa. Vale a pena uma visita !

Estivemos numas mini-férias musicais e ecológicas

Este blog teve uma interrupção de alguns dias por ausência do autor (é engraçado falar na terceira pessoa :-)) em Montalegre onde foi assistir ao concerto final do Workshop de Verão da OML. Daqui a pouco, confidenciou-nos, irão voltar os posts, precisamente com uma notícia sobre o referido evento.

terça-feira, 14 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #30)

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. biografia violinista shinichi suzuki : Shinichi Suzuki foi bem mais do que um violinista (embora também tenha exercido essa profissão). Suzuki foi um destacado pedagogo japonês que concebeu um método de ensino de violino que funciona essencialmente por imitação e especialmente eficaz na iniciação. Este método (que tem os seus defensores e os seus detractores) é neste momento utilizado no mundo inteiro em variadíssimas escolas de música. Alguns violinistas famosos como por exemplo Nigel Kennedy estudaram utilizando este método. Falamos deste pedagogo e deste método neste post de 26 Janeiro na ocasião do 11º aniversário do seu falecimento.
  2. "sandra medeiros" soprano : Neste blog temos por várias vezes sugerido recitais ou concertos com esta soprano portugesa. Falámos dela aqui. Entretanto no blog do Coro Ricercare encontramos uma curta biografia.
  3. blogspot musica barroca : Em tempos fiz este "Top" de música barroca em que seleccionei 10 obras deste período que fossem especialmente fáceis de ouvir para quem se queira iniciar na música clássica mas que fossem ainda assim representativas como um todo. Convido-vos agora a visitá-lo ...
  4. concurso a. capela laureados : Esta tem sido uma pesquisa bastante frequente nos ultimo tempos. Aqui fica o link para o post que fizemos sobre o concerto do concurso deste ano.
  5. harvey lavan cliburn : Pianista americano nascido em 1934 e famoso por ter vencido o primeiro concurso Tchaikovsky então em pleno período da guerra fria. Escrevemos um post com uma curta biografia aqui.
  6. letra da musica quatro estações vivaldi : Efectivamente nem todos sabem que os concertos de Vivaldi conhecidos pelas "4 estações" eram precedidos pela leitura de pequenos poemas que procuravam circunstanciar a música que se iria ouvir a seguir. Falamos neste post desses poemas.
  7. musicas tipicas classicas blogspot : Não sabemos se esta pesquisa se refere ao período clássico ou à música clássica como um todo. Nitidamente um dos problemas da nossa nomenclatura populista. Vamos assumir que se trata apenas do período clássico. Fica também aqui prometida para uma futura ocasião um "Top" representativo do período. Por agora sugere-se a leitura do Top de música barroca de que falamos mais acima ...
  8. sinfonia 4 de brahms morte : Bom a quarta sinfonia de Brahms é sem margem para dúvidas uma das minhas sinfonias preferidas (sim é uma das que está na nossa lista a votação, se ainda não votou não perca mais tempo ... ). A referência a "morte" neste contexto apenas se pode referir ao segundo andamento que realmente tem a estrutura de um requiem. Um retrato de um mundo sem luz, um claro contraste com os restantes andamentos que têm uma natureza bem mais optimista. Falamos desta sinfonia aqui.
  9. valsa de 1 minuto: Uma das valsas compostas por Chopin aparentemente inspirada pelo cão de George Sand. Valsa assim chamada por ter sido considerada pelo editor demasiado curta (contrariamente ao que por vezes se diz é fisicamente impossível a um ser humano tocar esta obra em 60 segundos).
  10. yehudi menuhin bach : Parece incrível mas ainda não fizemos um post apenas sobre este violinista. Será um das nossas promessas para o próximo período de férias. Entretanto poderá ouvir aqui uma interpretação de Bach numa gravação de 1935.
Estatísticas

Tivemos esta semana 442 visitas (+5,24%) das quais 282 de Portugal (+6,02%) e 136 do Brasil (+19,30%). No terceiro lugar, distante como sempre ficaram os Estados Unidos pela primeira vez com oito visitas. Por cidades Lisboa mantém-se uma liderança incontestável com 130 visitas (-2,26%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 28 (-9,68%) e em terceiro S. Paulo com 21 visitas (-30%).

Destas 66 foram directas (+0%), 159 foram através de sites de referência (-0,62%) enquanto 217 foram de motores de pesquisa (+11,86%).

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Benjamin Zander - Um comunicador por excelência

Quando achamos que já não há comunicadores como Leonard Bernstein que nos consigam transmitir a paixão pela música há sempre a sorte que alguém nos traga um novo "herói". Desta vez, por acaso, o Hugo Cunha num comentário no Blog Fantasia Musical relembrou-nos Benjamin Zander que podem ver por exemplo neste vídeo.

É com um brilho nos olhos que vos digo que aquele vídeo fala de muito mais do que a música clássica. Fala da vida e da paixão de transmitir o que sabemos. Da música ou de outras matérias. É um hino ao papel de quem gosta de transmitir conhecimento, de quem gosta de partilhar uma paixão.

Partilha é essa a palavra que me faltava. É um hino à capacidade e vontade de partilhar. São vinte minutos de vídeo é verdade, uma eternidade como alguém dizia, mas que vinte minutos. Garanto-vos que os sorvi do principio ao fim.

domingo, 12 de julho de 2009

Nikolai Myaskovsky (1881- 1950) - 6ª Sinfonia

Myaskovsky nasceu numa fortaleza russa perto da fronteira Polaca (o seu pai era engenheiro no exercito) . Myaskovsky teve uma formação musical de qualidade nomeadamente no conservatório de S. Petersburgo com Rimsky Korsakov.

Porém possivelmente por causa da formação do pai foi dissuadido de seguir música tendo-se formado em Engenharia. Porém uma interpretação de uma sinfonia de Tchaikovsky a que assistiu acabou por ser um chamamento demasiado poderoso.

A sexta sinfonia (uma das vinte e sete que compôs) foi concebida entre 1921 e 1923 sendo a mais longa e mais ambiciosa do conjunto. Estreada em 1924 foi um sucesso imediato. A utilização de coros no ultimo andamento foi entretanto considerada opcional na revisão que o compositor fez em 1947.

Construída numa óptica quase Mahleriana (avant la lettre) pela duração com 4 andamentos organizados de forma quase clássica fiquem com os primeiros 10 minutos do primeiro andamento marcado como Allegro Furioso.

sábado, 11 de julho de 2009

Aaron Copland (1900 - 1990) - 3ª Sinfonia

Aaron Copland é considerado o decano dos compositores americanos e o primeiro com Gershwin a trazer para a música clássica os sons de um país ainda em formação, com a vitalidade e irreverência dos jovens anos.

A terceira sinfonia que se encontra na nossa lista enquadra-se perfeitamente nesta linha. Composta imediatamente após a segunda guerra alguns musicólogos consideram-na a mais significativa sinfonia americana do século XX.

O primeiro andamento (Molto Moderato) é caracterizado pelo contraste entre momentos de calma total com outros de apoteose sonora. Esta característica ondulante repete-se aliás em todos os restantes movimentos. O quarto andamento é especialmente interessante já que contém uma variação de um outro tema muito conhecido de Copland - Fanfarra para o Homem Comum - que é habilmente alterado e integrado com o motivo do primeiro andamento.

Podem ouvir aqui o fim deste quarto andamento que deixa um sentimento de conquista heróica, adequado como dissemos a um hino à construção de um país.

Votação da sinfonia preferida

Eu sei que estamos apenas numa fase eliminatória mas até agora apenas recolhemos a preferência de 20 leitores ... Se a eliminatória terminasse agora seriam eliminadas as seguintes Sinfonias:
  1. Atterberg
  2. Borodin
  3. Bruckner nº 4
  4. Bruckner nº 5
  5. Copland nº 3
  6. Haydn nº 6
  7. Haydn nº 94
  8. Haydn nº 104
  9. Huber nº 1
  10. Miakovsky
  11. Mozart Praga
  12. Mozar nº 40
  13. Prokofiev nº 1
  14. Prokofiev nº 4
  15. Saint Saens nº3
  16. Scharwenka Dó Menor
  17. Schumann nº3
  18. Schostakovich nº5
  19. Stravinsky : Sinf. 3 mov.
  20. Tchaikovsky nº4
  21. Bernstein nº 2
  22. Bruckner nº9
  23. Cesar Franck nº1
  24. Cristian Bach Op.6
  25. Grieg nº1
  26. Haydn nº 8
  27. Villa Lobos nº 7
  28. Villa Lobos nº 12
  29. Huber nº8
  30. Lalo - espanhola
  31. Mahler nº9
  32. Mahler nº 7
  33. Mendelsohn Escocesa
  34. Rachmaninoff nº 3
  35. Wagner wwv29
  36. Zemlinsky nº2
(e ainda haveria mais algumas ... para ficarem apenas 20 ... )
Por isso se a vossa preferida está nesta lista, ou simplesmente para assegurarem que não passa a estar ... votem !

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festival de Espinho 2009

Perguntava-nos num comentário ao nosso post anterior a nossa leitora Moira Aveirense se não havia nenhuma recomendação para o Festival de Espinho. Embora já tivéssemos anunciado o festival neste post na verdade fazia todo o sentido juntar às recomendações o concerto de Sábado do pianista Fazil Say. Será no auditório de Espinho pelas 22h.

Um programa que começa e acaba de forma vigorosa com Mussorgsky no início e Prokofiev no fim. Pelo meio teremos uma sonata de Janacek carregada de angústia e melancolia. Certamente a não perder.

Recomendações para o fim de semana 10/12 de Julho

Retomamos esta semana as nossas recomendações para o fim de semana sendo que como de costume começamos no sul do país mais precisamente em Lagos onde no Centro Cultural na Sexta-Feira às 21:30 teremos a Orquestra do Algarve dirigida por Laurent Wagner. Serão interpretadas obras de Johannes Brahms (1833-1897) e de Franz Schubert (1797-1828)

A mesma orquestra estará no dia seguinte em Vale do Lobo no Campo de Golfe às 20:30 também dirigida por Laurent Wagner. Desta vez serão interpretadas obras de Claude Debussy, W.A. Mozart e Felix Mendelssohn (1809-1847). Será solista no Clarinete Fausto Corneo.

Na zona de Lisboa mais precisamente na Igreja dos Salesianos e integrado no 35º Festival do Estoril teremos a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras dirigida por Nikolay Lalov. Será na Segunda-Feira 13 de Agosto às 21:30. Será solista Rui Lopes (Fagote). Serão interpretadas obras de Haendel , Vivaldi, Mozart e Haydn - Sinfonia nº 45 em Fá menor "A despedida"

Ainda na Zona de Lisboa mas agora na Igreja da Cartuxa teremos um recital com Música de câmara francesa do séc. XIX - Quinteto com piano no Sábado às 18h. Serão interpretes
Otto Michael Pereira e Eurico Rosado entre outros.

Um pouco mais a norte integrado no Mus&Caldas 2009 - Festival de Música das Caldas da Raínha teremos a Ópera "Don Quichotte chez la Duchesse" de Joseph Bodin de Boismortier. Será no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha no Sábado às 21:30. O elenco será constituído por Mário Alves (Don Quichotte), os barítonos Armando Possante (Sancho Panza), José Corvelo (Duc / Merlin /Japonais) e Carlos Pedro Santos (Montésinos) e as sopranos Alexandra Moura (Altisidore) e Analia Fouchard (Paysanne / Dulcinea /Japonaise) acompanhados pelo Coro de camara do Instituto Gregoriano de Lisboa dirigido por Armando Possante. Orquestra Megalos Kameni & Co será dirigida por António Carrilho.

Na invicta cidade do Porto integrado no Festival Uma Casa Portuguesa teremos a Banda Sinfónica Portuguesa na Casa da Música do Porto Domingo às 12h. Serão interpretadas obras de Jorge Salgueiro, Luís Cardoso, Joly Braga Santos (arr. José Ferreira de Brito) e Luís Carvalho. Orquestra dirigida pelos próprios compositores Jorge Salgueiro, Luís Cardoso e Luís Carvalho (com a excepção de Joly Braga Santos claro).

Um pouco mais a Norte integrado no Festival Internacional de Ópera e Música Clássica que se realiza entre os dias 11 e 18 de Julho em Ponte de Lima teremos um recital de piano e violino peloo Doppio Ensemble - Evandra de Brito Gonçalves (violino) Ana Queirós (piano). Será no Teatro Diogo Bernardes Sábado 12 de Julho pelas 21h30. Será um programa bastante variado com obras de F. Xavier Baptista, Óscar da Silva, E. Carrapatoso, E. Granados, J. F. Lézé, B. Bartok, O. Messiaen e A. Piazzolla.

Finalmente voltamos aos Açores para vos dar conta que o Tiago Dias Trio estará no Teatro Micaelense - Centro Cultural e de Congressos na Sexta-Feira pelas 21:30 para um recital em que serão interpretadas obras de Max Bruch, Franz Schubert e Franz Liszt.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Borodin (1833 - 1887) - Sinfonia nº 2 em Si Menor

Borodin nasceu em S. Petersburgo a 12 de Dezembro de 1833. Fazia parte do grupo dos cinco de que já falamos aqui várias vezes. Este grupo estava empenhado em trazer à música  clássica uma caracteristica especificamente russa. Borodin tinha uma formação musical limitada dizendo-se mesmo músico de fim-de-semana dado que apenas podia exercer essa actividade nos intervalos da sua actividade enquanto cientista.

Esta segunda sinfonia que está a votação é juntamente com a ópera Principe Igor (que inclui as famosas Danças Polovetsianas) uma das obras primas de Borodin.

Esta sinfonia demorou bastante tempo a ser composta precisamente pela dificuldade do  compositor em encontrar tempo disponível. Assim o trabalho terá sido iniciado em 1869 mas apenas foi concluído em 1876 tendo sido estreada em 1877 com pouco sucesso. Porém curiosamente a posteridade haveria de transforma esta obra não somente numa das mais populares obras de Borodin como inclusivamente será mesmo a mais interpretada e conhecida Sinfonia  do grupo dos cinco compositores russos a que não será sem dúvida estranha o permanente fluxo de energia e paixão russa que caracterizava o compositor.

Esta sinfonia em Si menor é constituída por quatro andamentos numa forma relativamente clássica embora como veremos existam algumas originalidades formais que não são de desprezar sobretudo tendo em consideração a relativamente frágil formação musical do compositor.

O Primeiro andamento (Allegro) é em forma de sonata, facto discutível segundo alguns musicólogos pela originalidade de algumas construções nomeadamente a utilização de um motivo que se repete ciclicamente em várias formas ao longo de todo este primeiro andamento. Um dos temas deste andamento mais precisamente o segundo é uma estilização de uma canção russa.

O Segundo Andamento (Scherzo. Prestissimo-Allegretto) é dos mais originais da sinfonia quer pela utilização de tonalidades quer pela utilização de variações de "tempo" inesperadas e frequentes o que transforma este andamento numa composição profundamente ritmica.

O Terceiro Andamento (Andante) caracterisa-se por uma melodia bastante serena remetendo pelo seu ambiente para a Ópera Principe Igor a outra obra prima de Borodin.

Finalmente o Quarto Andamento (Allegro) está sujeito a interpretações variadas existindo quem considere que se trata de uma forma de sonata livre sendo que outros vêm neste andamento uma recapitulação programática dos eventos anteriores. Certo é que pela utilização de temas de danças russas este andamento é absolutamente inspirador de grandes feitos.

Não sendo uma obra programática, aliás Borodin - talvez caracteristica da sua formação cientifica - tinha uma particular paixão pela música absoluta (pese embora a utilização de danças e a produção operática, a sua música não deixa por isso de ser absoluta, aliás entre parenteses a esse titulo é para mim sintomático que precisamente a parte mais conhecida da sua ópera seja hoje em dia interpretada nas salas de concerto como uma peça sem suporte teatral)  a obra não deixa de transpirar um ambiente heroico, de grandes feitos, dos Grandes Russos que Borodin tanto admirava.

Kurt Atterberg (1887-1974) Actualizado com 1º Andamento da Sexta Sinfonia

Alguns dos compositores da nossa lista de sinfonias a votação são relativamente pouco conhecidos e por isso resolvemos falar um pouco deles e das obras que colocamos a votação. Começamos estas sessões de esclarecimento ou de tempo de antena precisamente por Kurt Atterberg que nasceu em Gotemburgo a 12 de Dezembro de 1887.

É um compositor cujo reconhecimento da obra foi muito prejudicado pelas multiplas e diversas actividades a que se dedicou. Caracterizado por um estilo fortemente influenciado pelo romantismo Atterberg dispunha de um forte sentido melódico e de um domínio bastante sofisticado das técnicas de orquestração o que, dizem as más línguas o levava por vezes a exagerar ...

A sinfonia que colocamos a votação, a sexta, é conhecida por ter ganho o prémio de composição atribuído por ocasião do 100º aniversário de Schubert em 1928 o que não deixa de ser um prémio adequado. Não encontramos no You Tube nenhuma performance desta sexta sinfonia mas prometemos que vos vamos encontrar uma. Por agora fiquem aqui com um extracto da Oitava sinfonia.

Como na verdade não havia nenhuma  interpretação da sexta sinfonia preparei-vos um vídeo com o primeiro andamento interpretado pela Orquestra Sinfónica de Norrkopping dirigida por Jun´ichi Hirokami. Podem ouvir este andamento aqui.

Atterberg faleceu em Estocolmo a 15 de Fevereiro de 1974.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #29)

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. raquel cambournac : Bem foi uma das laureadas do concurso capela de que falámos aqui e também aqui . Tive oportunidade felizmente de a ouvir nessa ultima ocasião numa interpretação muito segura de um dos concertos de Rieding.
  2. "estudos de chopin" : Os estudos de Chopin estão divididos em três opus. Falamos deles neste post.
  3. andamento de um concerto : Um andamento de um concerto (ou mais genéricamente de qualquer tipo de composição musical) não é mais do que uma parte da obra, se quisermos um capitulo para fazermos uma anologia literária. Um andamento tem uma unidade, uma caracteristica própria que o diferencia dos restantes. No concerto na sua forma normal existem 3 andamentos seguindo normalmente um padrão de andamento rápido - andamento lento - andamento rápido. Apesar destas caracteristicas diferenciadoras tal como num romance cada andamento contribui pela sua unicidade para um todo.
  4. concerto violino max bruch : É um dos concertos de violino que eu prefiro. Trata-se de uma obra ultra-romântica sendo praticamente a única obra interpretada com frequência deste compositor (com a possível excepção do Kol Nidrei e de uma ou outra obra para violoncelo). Falamos deste concerto aqui.
  5. haydn todas as suas operas : Não é certamente o tipo de obra pela qual Haydn é mais conhecido. O pai da Sinfonia (com 104 sinfonias compostas) e o pai dos quartetos de cordas (com mais de 60 obras publicadas) não teve muita ocasião para ensaiar este estilo. Ainda assim compôs algumas de que falamos neste post.
  6. ivo pogorelic beethoven sonata tempestade : Ivo Pogorelic é um dos pianistas mais interessantes actualmente em actividade. Nasceu em Belgrado a 20 de Outubro de 1958. Além da sua excelência enquanto músico Ivo Pogorelic destaca-se pela sua actividade humanitária e de apoio a jovens músicos. Tanto assim é que fica aqui desde já prometido um post só sobre este pianista. Sim vou procurar encontrar uma interpretação da sonata tempestade.
  7. josef krips schubert : Violinista e Maestro austríaco de origem judaica. Nasceu em Viena a 8 de Abril de 1902 tendo sido forçado a saír da Austria quando da invasão pela Alemanha de Hitler. Quando voltou uma vez terminada a guerra foi o maestro da Filarmónica de Viena. Não faço ideia da razão pela qual o nosso visitante o associou a Schubert. Faleceu em Geneve (Suiça) a 13 de Outubro de 1974.
  8. padre josé mauricio musica sacto : O Padre José Mauricio foi um dos mais destacados compositores Brasileiros. Falamos dele neste post.
  9. safonoff : Vasily Safonoff foi um compositor, maestro e pedagogo russo. Nasceu em Itshory no caucaso a 6 de Fevereiro de 1852. Nunca foi muito conhecido enquanto compositor devendo a sua reputação à sua actividade enquanto professor e maestro. Foi director do Conservatório de Moscovo e do Conservatório de Nova Iorque e professor de alguns dos mais notáveis pianistas Russos do fim do século XIX, principios do século XX (por exemplo Scriabin e Lhevinne). No que diz respeito à sua actividade enquanto maestro dirigiu praticamente todas as grandes orquestras do seu tempo tendo se notabilizado por conduzir sem batuta. Além disso digno de registo é também o facto de ter sido o segundo maestro a dirigir a Patética de Tchaikovsky.
  10. ópera fidélio: Esta é a única opera composta por Beethoven, composta em 1804 e que conta a história de Leonore que disfarçada de Fidélio salva o seu amor Fleurian de uma prisão onde está encarcerado por motivos políticos  . Falamos desta obra neste post.
Estatísticas
 
Tivemos esta semana 420 visitas (-3,89%) das quais 266 de Portugal (-2,21%) e 114 do Brasil (+0,88%). No terceiro lugar ficou o Reino Unido com 15 visitas. Por cidades Lisboa mantém-se uma liderança incontestável com 133 visitas (+3,1%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 31 (+10,71%) e em terceiro S. Paulo com 30 visitas (+11,11%).

Destas 66 foram directas (+8,2%), 160 foram através de sites de referência (-3,0%) enquanto 194 foram de motores de pesquisa (-8,06%).

sábado, 4 de julho de 2009

Lista das Sinfonias Preferidas - Inicio de Votação

Vamos iniciar neste fim de semana mais uma votação. Depois do concerto de Violino, do Concerto de Piano vamos agora votar a sinfonia preferida. Desta vez temos duas novidades na votação. Para começar vamos ter uma votação ao estilo Australiano ou seja vamos começar com uma lista bastante alargada que vamos reduzir primeiro para 20 Sinfonias, depois para o top 10 e finalmente para o top 5.  Dessas ultimas cinco escolheremos então a nossa preferida. Continuaremos a utilizar a ferramenta do blogger porque infelizmente ainda não encontrei melhor (todas as restantes têm limitações que não me agradam).

Esta lista foi compilada com a vossa ajuda tendo apenas acrescentado algumas sinfonias ou compositores que penso não podem estar ausentes pelo menos de um primeiro conjunto de selecção. Destes confesso que houve alguns que me deixaram em dificuldades por razões diversas. Haydn em primeiro lugar. Como escolher entre as suas mais de 100 sinfonias ? Sim não me enganei são mesmo mais de 100. O pai do género tinha de estar presente mas como escolher ?  Não tendo outro critério escolhi quatro que penso reflectem correctamente o talento do compositor. O mesmo problema tive com Mozart tendo neste caso limitado a minha escolha a apenas duas.

Não encontrarão aqui "suites" sinfónicas dado que para estas haverá uma votação futura. Por essa razão não está nesta lista por exemplo Scherezade de Rimsky-Korsakov.


Aqui fica a lista final para uma ultima aprovação. Se não houver mais adições até amanhã a primeira fase da votação começa com estas ...
  1. Attenberg: nº6
  2. Beethoven: nº3, nº5, nº6, nº7, nº9
  3. Berlioz: Sinfonia Fantástica
  4. Borodin: nº 2
  5. Bernstein: nº 2
  6. Brahms: nº1, nº2, nº3, nº4
  7. Bruckner:  nº4, nº5 nº 7 e nº9 (embora incompleta ... )
  8. Cesar Franck: nº 1
  9. Copland: nº 3
  10. Dvorak: nº 9 
  11. Domingos Bomtempo:  nº1
  12. Elgar: nº1
  13. Freitas Branco: nº 1
  14. Grieg: dó menor
  15. Haydn: nº6, nº 8, nº94 A Surpresa, nº104 Londres
  16. Heitor Villa Lobos : Nº 7 e Nº 12
  17. Huber: nº1 e nº8
  18. Lalo: Sinfonia Espanhola
  19. Mahler: nº 2, nº4, nº 5, nº 9, nº10
  20. Mendelssohn: Escocesa, Italiana
  21. Miaskovsky: nº6
  22. Mozart: Jupiter e Praga
  23. Prokofiev: nº1 e nº 4
  24. Rachmanninov: nº 1, nº3
  25. Saint-Saëns: Nº 3
  26. Scharwenka: dó menor
  27. Schubert: nº8 (D759), nº9 (D944) 
  28. Schumann: nº 3
  29. Schostakovich: nº5
  30. Sibelius: nº3, nº4, nº5 
  31. Stravinsky: Sinfonia em três movimentos
  32. Tchaikovsky: nº4, nº 6
  33. Wagner: Dó maior WWV29
  34. Zemlinsky: nº2

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Solidários até à Medula

Hoje é o dia do grande concerto de solidariedade com vários artistas, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro Lisboa Cantat. Podem ver o concerto na RTP 1 e também doar através de linhas telefónicas (760 20 70 80 só até às 23h) ou licitando uma das obras a leilão no Sapo (até às 16h de amanhã)

Mas sobretudo se puderem não deixem de doar medula. Isso pode efectivamente significar salvar a vida a alguém. No site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia  podem saber tudo o que necessitam para fazer a doação (SEMPRE)

Assistirem ao concerto só por si já é bom, as audiências provarão a todos os patrocinadores do evento que vale a pena o investimento e isso garante provavelmente o futuro da iniciativa.

Mas como digo muitas vezes não se limitem ao papel passivo. Dar vida é outra coisa ! Vençam a vossa resistência e tornem-se dadores, vão ver que não custa nada!

Faleceu Pina Bausch

Não quero fazer deste post um manifesto contra ninguém, muito menos contra alguém que também infelizmente faleceu. É sempre de lamentar a perda de um talento. Choca-me no entanto que se dê tanto destaque na comunicação social a um artista que, claro teve os seus momentos de talento, mas que do ponto de vista artístico dificilmente se compara a Pina Bausch.

Restam os blogs para repôr a devida proporção na história ... leiam por exemplo este excelente post do Belogue de Notas.


quarta-feira, 1 de julho de 2009

A lista de sinfonia preferidas

Caros leitores a lista de sinfonias sugeridas até agora é a seguinte. Tinha referido que esperava até hoje mas resolvi prolongar até ao fim de semana altura em que definirei a lista final que colocarei a votação. Se há alguma sinfonia que vos agrada e não está nesta lista (estão listadas por ordem alfabética de compositores). Temos neste momento 19 compositores e um número bem superior de sinfonias (mais de 30!) ... Desta vez temos uma surpresa para a votação !
  1. Attenberg: nº6
  2. Beethoven: nº3, nº5, nº6, nº7, nº9
  3. Berlioz: Sinfonia Fantástica
  4. Brahms: nº1, nº2, nº3, nº4
  5. Dvorak: nº 9
  6. Freitas Branco: nº 1
  7. Grieg: dó menor
  8. Huber: nº1 e nº8
  9. Mahler: nº 2, nº4, nº 5, nº 9, nº10
  10. Mendelssohn: Escocesa, Italiana
  11. Miaskovsky: nº6
  12. Mozart: Jupiter e Praga
  13. Rachmanninov: nº 1, nº3
  14. Scharwenka: dó menor
  15. Schubert: nº8 (D759), nº9 (D944)
  16. Sibelius: nº3, nº4, nº5
  17. Tchaikovsky: nº 6
  18. Wagner: Dó maior WWV29
  19. Zemlinsky: nº2

Oportunidades na Amazon